Objetivos:
- Compreender uma pouco mais o significado do título “dos Exércitos”
- Identificar quem compõe esse Exército
- Entender o propósito de sua batalha
- Introdução
A expressão composta do nome do Altíssimo e de um dos seus atributos יהוה Tzevaot/ Yahuh dos Exércitos, aparece nas Escrituras mais de duzentas vezes, uma ênfase para caracterizar a importância desse título que o Altíssimo traz sobre Si. (Yeshayahu/Isaías 44:6-8)
Essa composição junto ao nome do Altíssimo mostra toda autoridade e poder que pertence unicamente a Ele, o apresentando como Marechal (Chefe supremo do exército em caso de guerra) deixando de forma clara que as batalhas acontecerão, mas que Ele luta por nós. (2 Crônicas 20:15)
Dessa forma se torna importante aprofundar um pouco mais nesse tema a fim de conhecermos o que essa expressão quer transmitir, no sentido de entendermos qual é a sua compreensão e também sua aplicação no seu sentido amplo que as Escrituras apresentam.
- Dos Exércitos/ Tzevaot
Um exército é formado por uma ou várias unidades militares, com o propósito de combater, guerrear contra seus inimigos. O sentido espiritual é o mesmo, יהוה Tzevaot/ Yahuh dos Exércitos possui unidades de batalhas a fim de guardar e proteger em combate seus propósitos e desígnios.
De uma forma geral como conceito nas Escrituras, entendemos que os Exércitos de Yahuh são compostos por malach/anjos, e suas hierarquias, há vários contextos que deixa isso bem claro. (2 Reis 6:8-17/Matityahu 26:52-53/Revelações 19:11-21). No livro de Revelações/Apocalipse capítulo 19, vemos o próprio Mashiach Yahushua liderando um exército de malach/anjos em uma batalha contra a Besta e os reis da terra.
Com isso fica claro que esse atributo do Altíssimo mostra seu poder e sua força diante de batalhas que já aconteceram e que ainda vão acontecer. De qualquer maneira com esse atributo entendemos que o Altíssimo sempre está a frente das batalhas livrando e guardando o seu povo das mãos de Satanás.
- Uma batalha atual
“Concluindo, fortalecei-vos no Soberano e na força do seu poder! Revesti-vos de toda a armadura do Altíssimo, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do Diabo; Porquanto, nossa luta não é contra seres humanos, e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por esse motivo, vesti toda a armadura do Altíssimo, a fim de que possais resistir firmemente no dia mau e, havendo batalhado até o final, permanecereis inabaláveis, sem retroceder.” Efésios 6:10-13
Portanto, como agiu o rei Yahushafat/Josafá e todo o povo de Israel, clamando, rogando o auxílio de Yahuh frente àqueles três povos inimigos que vinham para destruí-los, assim também deve ser a atitude da Kahal/Congregação hoje diante dos três inimigos que enfrentamos, a carne, o mundo e o diabo.
Às vezes julgamos ser capazes de alcançarmos vitórias por nossa capacidade diante das batalhas que enfrentamos. Engano nosso!!! O que precisamos fazer é clamar ao Altíssimo, apresentar a Ele a nossa luta, e Ele com certeza lutará por nós, nos livrando das mãos dos inimigos.
- Conclusão
Diante das batalhas que enfrentamos diariamente, com inimigos que querem nos destruir totalmente, a única coisa sábia que podemos fazer é pedir encarecida e humildemente para que יהוה Tzevaot/ Yahuh dos Exércitos, interceda a nosso favor a fim de que não sejamos destruídos pelos inimigos.
E algumas das armas que temos a nosso favor e podemos usar são; a oração, a consagração (se entregar) e a fé.
|