Objetivos:
- Conhecer a história da travessia do rio Yarden/Jordão feita por Israel.
- Entender a importância do significado dessa travessia.
- Aplicar o seu simbolismo nos dias atuais para a Kahal/Congregação.
- Introdução
A travessia do rio Yarden/Jordão colocaria fim em uma jornada de aproximadamente quarenta anos no deserto, o rio era o que separava o povo da terra prometida, nesse ponto todos os adultos que havia saído do Egito tinham morrido, exceto Yahushua/Josué e Kalev/Calebe, com isso a travessia do Yarden/Jordão era um grande desafio e com alguns fatores novos. Para superar essa barreira natural Israel deveria lembrar-se das promessas do Altíssimo e do seu fiel cumprimento.
Yahushua/Josué filho de Nun foi o líder responsável em conduzir o povo de Israel rumo à terra prometida, e todos foram instruídos a confiar no poder do Altíssimo e na sua provisão, que agora estava representado entre o povo por meio da Arca da Aliança. A presença da Arca da Aliança foi o ponto de parida para o milagre da travessia do Yarden/Jordão, o Altíssimo mostra assim para Israel que não existem barreiras intransponíveis quando Ele atua no meio de seu povo.
Também hoje a Kahal/Congregação em sua travessia do “Yarden/Jordão” para terra prometida ou seja sua completa redenção (Romanos 8:23), precisa lembrar-se das promessas e permanecer fiel, ciente de quem vai a frente abrindo caminho durante essa travessia.
- A Arca da Aliança orienta o caminho
“e ordenaram ao povo em alta voz: “Quando virdes a Arca da Aliança de Yahuh vosso Altíssimo sendo carregada pelos sacerdotes levitas, vós igualmente saireis das vossas posições e a seguireis, a fim de conhecerdes o caminho que haveis de seguir, pois nunca passastes por este caminho. Conservai, contudo, entre vós e a Arca, a distância aproximada de novecentos metros; cuides para não vos aproximar dela!” Yahushua/Josué 3:3-4
Rumo à terra prometida na travessia do Yarden/Jordão a Arca da Aliança era o guia que conduzia a Israel para que eles pudessem conhecer o caminho. A Arca da Aliança deveria ir à frente a fim de indicar o caminho, e o povo deveria segui-la.
Para a Kahal/Congregação, Yahushua semelhante à Arca da Aliança que passou diante do povo de Israel no rio Yarden/Jordão “passou adiante de nós”, para garantir a nossa salvação. Ele abriu um novo e vivo caminho à presença do Pai Celestial. (Ivrim/Hebreus 10:19-22)
- A presença do Altíssimo estaria no meio do povo
“E completou: “Nisto reconhecereis que o Deus vivo está no meio de vós e que certamente expulsará da vossa presença os cananeus, os hititas, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus.” Yahushua/Josué 3:10
A presença do Altíssimo no meio do povo de Israel era a certeza que Israel atravessaria o Yarden/Jordão e também que teriam vitória sobre aquelas nações que habitavam a terra que lhe fora prometida. Mas algo foi exigido para que eles pudessem ter êxito e ver as maravilhas dos milagres, “que se santificassem (vs.5)”. A garantia da vitória fundamentava-se na santificação/purificação e obediência no cumprimento da palavra do Altíssimo.
Hoje o Altíssimo habita no meio da Kahal/Congregação (Matityahu/Mateus 18:20) e para que possamos ver as maravilhas dos milagres em nossa vida precisamos também de santidade e obediência na sua Palavra, crendo que ela irá se cumprir. (Matityahu/Mateus 24:35)
. Conclusão
Esse milagre foi uma evidência clara de que o Altíssimo estava no meio do seu povo, guiando, protegendo e concedendo vitória em cumprimento as suas promessas.
Hoje também o Altíssimo está em nosso meio, nos guardando e protegendo, nos dano vitórias sobre todos os inimigos, e Yahushua Ha Mashiach vai à frente, nos guiando pelo caminho seguro e firme da salvação, o que precisamos fazer é não “tirar os olhos” Dele para que não fiquemos perdidos nessa travessia.
|